
1 

 

Radical Radio e Outros vs. Chirilagua 
 

Antecedentes  

 

1.  A República Federativa de Chirilagua é um Estado classificado oficialmente como 

de renda média/alta. Sua capital é Cedulópolis. Tornou-se um estado autônomo no inicio do 

Século XIX quando 18 ex-colônias espanholas e inglesas conseguiram sua independência e 

formaram uma república federativa. Desde então, Chirilagua tem tido uma democracia 

estável na qual, tradicionalmente, dois partidos políticos vinham se alternando no poder: o 

Partido Chirilaguense Popular (PCP) e o Partido pela Renovação Democrática de 

Chirilagua (RDC). Historicamente, os Poderes Legislativo e Executivo têm sido renovados 

de quatro em quatro anos mediante eleições populares. Chirilagua participou das 

negociações da Carta da OEA em 1948, ratificou todos os tratados interamericanos de 

direitos humanos, sendo também parte dos principais tratados da ONU sobre direitos 

humanos. 

 

2. Em 2006, Atilio Escalante Norris assumiu a Presidência da República. O Presidente 

Escalante pertence a uma das famílias mais ricas do país; estima-se que sua família é 

proprietária de 25% da terra arável de Chirilagua – o que equivale à quase totalidade das 

propriedades rurais do estado de Gorgia. Em sua eleição, ele contou com o apoio de 60% da 

população, do PCP e de vários empresários – entre os quais os da Aliança Fresa que é 

proprietária do canal de televisão com o maior índice de audiência nacional e de mais de 50 

emissoras de rádio situadas em várias cidades do país. 

 

3.  Pesquisas de opinião pública divulgadas pelos meios de comunicação de maior 

alcance indicaram que o governo do Presidente Escalante conta com um índice de 

aprovação da ordem de 80% da população. Mesmo assim, a oposição afirma que muitas de 

suas medidas foram polêmicas, principalmente as relativas a isenções fiscais para capitais 

estrangeiros, reinvestimento dos lucros resultantes da venda de cobre (principal produto de 

exportação do país) e algumas reformas constitucionais e iniciativas legislativas 

promovidas pelo Governo. A oposição afirma que essas medidas visam a perpetuar 

Escalante e seu partido no poder. 

 

Os fatos do “Facebookaço” e a “Cédula da Democracia”  

 

4. O clima de tensão política aumentou nos últimos anos em Chirilagua por terem os 

partidários do Presidente promovido uma reforma constitucional de modo a permitir um 

segundo mandato de Escalante Norris, por quatro anos adicionais. Com esse propósito o 

PCP propôs que durante as eleições para deputados federais de 2008 seja permitida uma 

consulta popular mediante a chamada “Cédula de Democracia”. A proposta era no sentido 

de que quem desejasse a continuação de Escalante introduzisse nas urnas uma cédula 

adicional cujo escrutínio seria realizado pelo Tribunal Eleitoral de Chirilagua. No entanto, o 

resultado não seria vinculante porque a Constituição – mesmo tendo estabelecido tal 

mecanismo de consulta – não o reconhece como procedimento válido de reforma 

constitucional. 

 



2 

 

5. Os líderes do RDC e vários setores de opinião se opuseram abertamente à aprovação 

da Cédula da Democracia por considerarem que após essa consulta poderiam ser iniciadas 

medidas de fato para validá-la, deixar de cumprir os preceitos constitucionais e permitir um 

segundo governo de Escalante. Dois meses antes das eleições, um grupo de estudantes 

organizou uma passeata nacional e internacional contra a iniciativa da “Cédula da 

Democracia” através de um grupo formado na rede social Facebook. O número de 

participantes do grupo aumentou rapidamente e sua mensagem começou a se expandir 

através de outras redes sociais como o Twitter e o MySpace, bem como em diversas cadeias 

de emissoras de rádio entre as quais a “Radical Radio” da cidade de Cedulópolis e a “Radio 

Su-Versión” da cidade de Cambacrópolis, capital do estado de Gorgia. As principais redes 

de televisão, entre as quais o canal do governo e o canal pertencente à Aliança Fresa, 

transmitiram muito pouca informação sobre a passeata e – quando o fizeram – referiram-se 

ao evento como “bandos de delinquentes que pretendem impedir a participação popular e 

desestabilizar as instituições democráticas cuja edificação foi tão custosa”. 

 

6.  A passeata, conhecida popularmente como “o Facebookaço” foi marcada para uma 

semana antes das eleições para deputados federais. A ideia dos organizadores era realizar 

passeatas simultâneas em diversas cidades do país e em concentrações de cidadãos de 

Chirilagua residentes no exterior. O objetivo da passeata era sensibilizar a população para a 

“defesa da democracia ameaçada por processos plebiscitários que atentam contra os direitos 

políticos e afetam a estrutura democrática do Estado”. 

 

7. Vários agentes do governo federal, inclusive o próprio Presidente Escalante, destacaram 

que a passeata era inconveniente devido à grande proximidade das eleições e por enviar a 

mensagem de que Chirilagua não é um Estado democrático. Ele afirmou também que os 

estudantes eram na realidade rebeldes que temiam a participação democrática e que o que 

realmente desejavam era gerar um ambiente de agitação que impedisse a realização plena 

do processo eleitoral. Dias antes do Facebookaço, em uma de suas “reuniões comunitárias”, 

transmitidas pelo canal do governo, o Presidente deu ordens à Guarda Federal para que “em 

defesa da democracia, impeça qualquer manifestação de violência ou perturbação social 

que coloque em risco a realização pacífica da disputa democrática”. 

 

8. No dia 3 de março de 2008, o Facebookaço foi realizado em diversas cidades do 

país. Em várias passeatas houve confrontos entre participantes e partidários do governo, 

assim como entre manifestantes e membros da Guarda Federal. A situação mais dramática 

ocorreu no povoado de San Pedro de Los Aguados, uma pequena cidade situada a 50 

quilómetros de Cambacrópolis, resultando em seis mortos e 15 feridos. 

 

9.  Durante toda a semana foi evidente o clima de tensão e polarização política. Os 

principais canais de televisão apresentaram os fatos como resultado da incitação ao ódio de 

classes e instigação à violência promovida pelos pequenos meios de comunicação dos 

lugares onde haviam ocorrido os incidentes violentos mais graves. A mensagem enviada 

pelos meios de comunicação mais importantes (afiliados à Aliança Fresa e a mídia 

governamental) foi de que o país corria o risco de ser tomado por vândalos terroristas e de 

que toda a população deveria ir às urnas para assegurar a continuidade do governo 

democrático. Por sua vez, outras emissoras de rádio – entre as quais Radio Su-Versión e 

Radical Radio – denunciaram os acontecimentos como um ataque ao povo e à democracia, 



3 

 

proveniente de um “governo totalitário que não permitia a expressão pacífica e que 

cerceava a opinião e mobilização pública”. 

 

10. Em 10 de março de 2008, foram realizadas as eleições parlamentares nas quais foi 

permitida a inclusão da Cédula da Democracia. A coalizão do governo obteve ampla vitória 

mas as eleições foram afetadas por uma abstenção de 70%. Voltaram a ocorrer distúrbios 

em várias zonas do país. Novamente, o saldo mais violento foi registrado em San Pedro de 

los Aguados onde três pessoas morreram devido a confrontos entre grupos de opositores e 

partidários do governo. 

 

Participação da Radio Su-Versión e da Radical Radio nos fatos 

 

 Radical Radio (antiga Radio Cadena Básica) 

 

11.  A Radio Cadena Básica iniciou suas transmissões em frequência modulada em abril de 

1965. A emissora foi fundada em Cedulópolis por Byron Dayle e María Luisa Peroni, dois 

empresários locais considerados pioneiros da radiodifusão em Chirilagua. Na realidade, a 

Sra. Peroni foi uma das primeiras mulheres da região a ser diretora de um meio de 

comunicação. María Luisa Peroni faleceu em 2000 devido a uma enfermidade e sua filha, 

Melanie Pereira Peroni a sucedeu como acionista e no cargo de diretora da emissora. Desde 

que assumiu as funções de diretora, Melanie Pereira procurou fazer da Radical Radio uma 

emissora que promove opiniões e que se posiciona na vanguarda de novas formas de 

comunicação. Em sua página na Internet, os temas abordados nos programas da emissora 

são geralmente vinculados a fóruns, blogs, pesquisas de opinião e outras formas de 

interação com os ouvintes. 

 

12. Em junho de 2001, Melanie Pereira requereu à Comissão Federal de Regulamentação 

de Telecomunicações (COFERETEL) a mudança do nome da emissora para Radical Radio 

e seu reconhecimento como nova titular devido ao falecimento de sua mãe, a quem essa 

concessão havia sido outorgada nos termos dos dispositivos vigentes (artigo 92 da Lei 

Orgânica de Telecomunicações
1
 ou Lei 56 de 1976).  

  

13. A COFERETEL enviou uma comunicação oficial favorável à mudança de denominação 

mas advertiu que os registros continham uma inconsistência quanto aos nomes dos titulares 

da concessão e da representante legal da emissora. Em agosto de 2001, Melanie Pereira 

enviou uma comunicação à COFERETEL solicitando esclarecimentos sobre as supostas 

inconsistências e pedindo que lhe indicasse o procedimento necessário para resolvê-las e 

atualizá-las. A carta não foi respondida pela COFERETEL. No entanto, nos anos seguintes 

a Sra. Pereira recebeu outras comunicações da COFERETEL dirigidas à sua pessoa, pagou 

                                                 
1 O artigo em questão dispõe: “A concessão do uso do espectro eletromagnético é um ato administrativo 

unilateral mediante o qual o Estado outorga ou renova, por tempo limitado, a uma pessoa jurídica, a 

concessão para uso e exploração de uma determinada parte do espectro eletromagnético após o cumprimento 

de requisitos estabelecidos na Lei. Não poderão ser cedidos ou alienados os direitos sobre o uso e exploração 

do espectro eletromagnético derivados de uma concessão. No entanto, o concessionário poderá solicitar à 

Comissão Federal de Regulamentação de Telecomunicações (COFERETEL) sua substituição como titular da 

concessão pela pessoa que indica para tal fim, sempre que esta satisfaça as condições e princípios 

estabelecidos na Lei. 



4 

 

– no exercício de suas funções de diretora – os impostos correspondentes à emissora e 

assumiu publicamente o cargo de porta-voz desse meio de comunicação. 

   

14.  A linha editorial da emissora é considerada como crítica ao governo. Sua unidade de 

jornalismo de investigação tem uma reputação muito boa por ter trazido à tona vários casos 

de corrupção no reinvestimento de receita originada pela exportação de cobre. Essa mesma 

unidade realizou um estudo da cobertura pelos canais de televisão (privados e oficiais) das 

eleições parlamentares de 2008, tendo verificado sério desequilíbrio na cobertura dos 

diferentes candidatos. Enquanto os candidatos de partidos da coalizão do governo 

apareciam uma média de 20 minutos em reportagens nos horários mais nobres, os 

candidatos de partidos da oposição tinham cobertura de, em média, 2 minutos. Desde então 

a rede lançou uma série de programas denominados A Voz dos Invisíveis aos quais foram 

convidados vários candidatos da oposição para exporem suas propostas. 

 

15. A faixa de maior audiência da Radical Radio corresponde a um programa de 

assuntos variados que combina notícias com humor político. O programa é conduzido pelo 

locutor, jornalista e imitador William Garra. O personagem mais polêmico do programa 

(imitação feita por Garra) é “Fatilio Estafante”, uma caricaturização do Presidente da 

República, que no programa é constantemente ridicularizado e apontado como um 

“senhorzinho feudal, que não serve para nada, insensível, voraz e corrupto”. Alguns setores 

de opinião acusaram o programa de ser um espaço que promove o ódio entre classes e 

conflitos sociais pela disputa de terras. A emissora tem respondido a essas críticas com o 

argumento de que o personagem é fictício e que qualquer semelhança com a realidade é 

mera coincidência. 

 

16.  A Radical Rádio foi o primeiro veículo de comunicação de massa em Chirilagua a 

cobrir a iniciativa do Facebookaço. A página de Facebook da emissora uniu-se ao grupo e, 

ao atualizar seu status, fazia uma contagem regressiva diária da passeata. Em suas 

transmissões, dedicou vários programas de opinião a comentários e promoção da iniciativa, 

tendo também utilizado espaços normalmente dedicados a comerciais para promover a 

participação na manifestação. 

 

17.  Num desses programas, faltando poucos dias para a realização da passeata, o tema 

do dia concentrou-se em grupos da rede social Facebook que se referiam ao Presidente 

Escalante. Esses grupos eram de natureza diferente da passeata e, em geral, tinham um 

conteúdo agressivo e crítico em relação ao Presidente
2
. Diversos ouvintes ligaram para a 

emissora para demonstrar no ar sua concordância com o conteúdo dos grupos e formularam 

ataques exasperados contra o Presidente e suas políticas. O programa concluiu com um 

convite para participar da passeata do dia 3 de março. Como sinal de protesto simbólico, o 

locutor convidou os manifestantes a levarem sacos de terra para lançar punhados na praça 

                                                 
2 Entre os grupos mais radicais mencionados figuravam, entre outros, os seguintes: “Aposto que posso 

encontrar um milhão de pessoas que odeiam o burguês Atilio Escalante Norris”, “Os que odiamos, 

repudiamos e irritamos Atilio Escalante Norris”, “Morte política a Atilio Escalante Norris”, “Também quero 

que morra Atilio Escalante Morris e todos os latifundiários que nos exploraram”, “Os ke kerem xingar o 

senhorzinho Atilio Escalante Norres”, “a marcha é uma bomba teleguiada para Atilio Escalante Norris”, Qual 

a porcentagem de chirilaguenses que chutaria Atilio Escalante Norris se o encontrasse?”, “Como espancar a 

mãe do ricaço insensível Atilio Escalante Norris?”. 



5 

 

pública com cartazes contendo dizeres do tipo “aqui está a terra que lhe falta, agora 

devolva-nos os nossos direitos”.  

 

18. Em 3 de março de 2008, a Radical Rádio dedicou sua programação do dia à 

cobertura do Facebookaço. William Garra reportou os eventos da passeata e denunciou que 

membros da Guarda Federal haviam sido enviados para impedir o Facebookaço em San 

Pedro, acrescentando que os latifundiários tinham contratado pessoas alheias à comunidade 

para realizarem supostas passeatas de apoio ao Governo. Em sua transmissão, Garra 

convocou os participantes a não permitirem a interrupção da passeata, acrescentando que os 

cidadãos têm direitos que não estavam sendo respeitados e exortou as pessoas a “defender 

seus direitos a todo custo contra o avanço autoritário da oligarquia latifundiária”. 

 

19. Em 10 de março de 2008, a Radical Rádio cobriu as eleições e denunciou que 

dispunha de informação no sentido de que poderia ocorrer fraude eleitoral em várias 

cidades. Afirmou contar principalmente com informação de fontes confidenciais indicando 

que, em resposta aos eventos da semana anterior, o governo de Gorgia planejava cometer 

uma fraude monumental nas eleições “para perpetuar o presidente no poder e com ele as 

iniquidades históricas e os longos anos de abuso e exclusão”. A emissora convocou uma 

vez mais os cidadãos do país - e particularmente os do Estado de Gorgia - a que não se 

deixassem intimidar e protegessem seus direitos constitucionais. 

 

Radio Su-Versión 

 

20. A Associação de Comunidades Sem Terra de San Pedro de los Aguados 

(ACOSINTI) é uma organização social de comunidades dos municípios de Cambacrópolis 

e San Pedro de los Aguados. Seu propósito social consiste, entre outros, em conseguir que a 

comunidade fique informada permanentemente a respeito das políticas, serviços e 

programas do Estado, bem como sobre atividades que afetam seu bem-estar e 

desenvolvimento. Para melhor cumprir seus objetivos, a associação decidiu criar uma 

emissora de rádio comunitária. Assim sendo, participou na única licitação realizada pela 

COFERETEL desde a aprovação da Lei de Radiodifusão de 1976 cujo artigo 70 reconhece 

a radiodifusão comunitária e estabelece que esta terá direito a uma porcentagem 

proporcional das frequências radioelétricas. Essa norma é um desdobramento do Artigo 27 

da Constituição pelo qual “Garante-se plenamente o direito à liberdade de pensamento e 

expressão nos termos do Artigo 13 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. 

Todas as pessoas são livres para fundar meios de comunicação de massa. O Estado 

administrará o espectro radioelétrico levando em consideração critérios de equidade e 

atendendo ao princípio da igualdade de oportunidades e do pluralismo informativo”.  

 

21.  Mediante as duas licitações abertas desde então foram adjudicadas um total de 11 

licenças de radiodifusão sonora comunitária em diversos municípios do país, sendo também 

adjudicadas ou prorrogadas 450 licenças de radiodifusão comercial. Em nenhuma das 

ocasiões mencionadas foi aprovada a proposta da ACOSINTI. Não se adjudicou nem houve 

prorrogação de nenhuma licença de operação em San Pedro. 

 

22. Desde então a Associação esperou que a Comissão de Rádio abrisse uma nova 

licitação de rádios comunitárias – o que não ocorreu. Entre 1976 e 1995 a ACOSINTI 



6 

 

apresentou 14 petições formais às autoridades solicitando informação sobre abertura de 

licitações. Nenhuma delas foi respondida pela administração. Em março de 1995 a 

ACOSINTI apresentou um recurso de ação constitucional contra o Serviço Comunitário de 

Radiodifusão Sonora, alegando violação de seu direito à informação. A Primeira Corte de 

Circuito de Gorgia decidiu em seu favor, ordenando ao Serviço de Radiodifusão que 

respondesse plenamente às perguntas formuladas. O Serviço respondeu dias depois 

indicando que “a Comissão tem poderes discricionários para determinar o momento, lugar e 

sob que condições deve abrir uma licitação pública para a concessão do serviço público de 

radiodifusão sonora comunitária. Essa atribuição legal é plenamente legítima, conveniente e 

razoável por se enquadrar nas características particulares do espectro magnético e nas 

exigências técnicas da adjudicação de seus espaços, assim como no princípio da 

oportunidade que deve reger as atividades da administração”. Ante tal resposta, a 

ACOSINTI apresentou à Primeira Corte uma petição alegando desacato por não 

cumprimento de ordem judicial – denegada dias mais tarde. 

 

23. Em junho de 1996, a ACOSINTI decidiu mediante votação em sua assembleia geral 

adotar “medidas políticas de satisfação de seus direitos”, que consistiam na compra de 

equipamento de repetição e no início de transmissões de rádio em benefício de sua 

comunidade. Nessa mesma data, decidiu nomear Francis Hoffman para as funções de 

encarregado dos projetos de comunicações. A partir de agosto de 1996, a emissora 

comunitária Radio Su-Versión iniciou transmissões radiofônicas de conteúdo estritamente 

social e comunitário. O trabalho social realizado por essa emissora começou a ser 

conhecido e apreciado por muitos habitantes de San Pedro, fazendo com que sua audiência 

começasse a se consolidar. Já no ano 2000, a Radio Su-Versión era a única emissora de 

rádio que operava localmente em San Pedro. Desde então começou a fazer campanhas 

sociais apoiadas por diversas administrações locais, abordando temas como prevenção de 

delitos, acesso a serviços sociais, alfabetização e educação política e organizacional. No 

ano seguinte, devido às boas relações com o Presidente Municipal de San Pedro, as 

instalações da emissora foram transferidas para um prédio do município onde a Radio Su-

Versión teve acesso a alguns equipamentos de propriedade da cidade. 

 

24. Desde 2002, a emissora tem procurado oferecer elementos de maior atualidade 

política e com esse objetivo estabeleceu um convênio de cooperação com a Radical Rádio. 

Esse é o único lugar no país em que uma estação comercial e uma emissora comunitária 

trabalham em conjunto. Um resultado desse acordo é que a Radio Su-Versión retransmite 

alguns programas da Radical Radio e, em alguns eventos especiais, ambas as emissoras 

transmitem em cadeia. 

 

25.  Através desses meios, a população de San Pedro de los Aguados tomou 

conhecimento do Facebookaço. Um grupo de trabalhadores do movimento “Sem Acesso à 

Terra”, membros da ACOSINTI, decidiu participar do Facebookaço em San Pedro. No dia 

da passeata, grupos de simpatizantes do Governo programaram concentrações e passeatas 

paralelas para demonstrar apoio ao Presidente. Para evitar distúrbios ou conflitos o 

Presidente Municipal de San Pedro de los Aguados determinou que todas as unidades 

policiais da cidade acompanhassem as passeatas. Vários destacamentos da Guarda Federal 

também foram enviados pelo governo central à cidade para proteger os manifestantes pró-



7 

 

governo dos “bandos de delinquentes que pretendem desestabilizar o país e evitar a 

participação popular”. 

 

26. A informação sobre as opiniões do governo e sobre as passeatas governamentais 

retransmitida pela Radio Su-Versión exaltou os ânimos dos participantes do Facebookaço 

que acharam que as passeatas de apoio ao Presidente, escoltadas pela Guarda Federa, iriam 

primeiro à Praça Central e impediriam sua concentração. Para evitá-lo, tentaram usar um 

atalho passando por uma rua não autorizada por onde também passaria a passeata favorável 

ao Governo. Membros da Polícia de San Pedro de los Aguados tentaram impedir que as 

duas passeatas se juntassem. Dezenas de manifestantes do Facebookaço avançaram com 

paus e pedras contra os policiais. Em meio à confusão, cinco civis morreram (três 

participantes do Facebookaço e dois participantes da passeata de apoio ao Governo); um 

policial faleceu e cinco ficaram feridos. 

 

27. No domingo das eleições, a Radio Su-Versión entrou novamente em rede com a 

Radical Radio. Horas após o início da votação, um grupo de aproximadamente 25 jovens 

tentou se apropriar de várias urnas localizadas na praça principal de San Pedro de los 

Aguados com a intenção de incendiá-las. Vários moradores da área tomaram conhecimento 

do ocorrido e agrediram os jovens. Começou então uma briga entre ambos os grupos que 

resultou na morte de 3 daqueles jovens. 

 

Medidas adotadas pelo Governo em resposta ao Facebookaço 

 

28. Em 4 de março, no dia seguinte ao Facebookaço, o Governo Federal atribuiu a culpa 

pelos acontecimentos aos organizadores da passeata e aos meios de comunicação 

comunitários por incitações à violência e à desestabilização nacional. O Governo prometeu 

adotar medidas para evitar a repetição no futuro de situações semelhantes e afirmou que iria 

castigar os responsáveis com todo o rigor da lei. 

 

29. Em 5 de março de 2008, a Comissão Federal de Regulamentação de Tele-

comunicações (COFERETEL), órgão diretamente subordinado ao Ministério do Interior 

iniciou uma revisão das concessões de rádio e televisão. Através de comunicado de 

imprensa, a Comissão informou que essa revisão era uma medida preliminar para a 

formulação de uma política visando a garantir a igualdade de oportunidades no acesso ao 

espectro eletromagnético e ao pluralismo informativo. Para isso, a COFERETEL solicitou a 

atualização de dados e requisitos a todas as redes de rádio e televisão que contam com 

concessões do Estado. Em 6 de abril de 2008, a COFERETEL determinou o cancelamento 

das concessões outorgadas a 40 emissoras de rádio [21 em amplitude modulada (AM) e 19 

em frequência modulada (FM)] com base em que não estavam cumprindo os requisitos de 

funcionamento determinados pela Lei Orgânica de Telecomunicações. Nessa mesma data 

foi emitida ordem de cessação imediata das transmissões daquelas emissoras. Nenhuma 

dessas estações integrava a Aliança Fresa.  

 

30. A Radical Radio foi uma das emissoras que teve sua concessão cancelada. A 

COFERETEL argumentou que o motivo do cancelamento foi o não cumprimento do 

disposto no Artigo 92 da Lei Orgânica de Telecomunicações. Por outro lado, a 

COFERETEL ordenou o fechamento imediato de todas as emissoras ilegais conhecidas no 



8 

 

país e o confisco de seus equipamentos. Em um comunicado de imprensa, a Comissão 

informou que iria iniciar as ações penais pertinentes pelo uso abusivo do espectro de rádio. 

De conformidade com essa decisão, no dia 19 de abril de 2008 a COFERTEL, em uma 

operação surpresa, confiscou os equipamentos da Radio Su-Versión. 

 

31.  Em 25 de junho de 2008, o Ministério Público indiciou 30 pessoas com base em 

informação fornecida pela COFERETEL. Entre os indiciados figuravam Byron Dayle, 

Melanie Pereira Peroni e Francis Hoffman pelo suposto delito de “furto de bens do Estado”, 

sob acusação de terem se apropriado e utilizado indevidamente o espectro de rádio da 

nação. A pena para esse delito é de 2 a 6 anos de prisão. 

 

32.  Em 30 de junho de 2008, o Ministério Público indiciou Melanie Pereira, Byron 

Dayle e Francis Hoffman pelos supostos delitos de “instigação para delinquir”
3
 e 

“difamação”
4
. A representante do Ministério Público justificou suas acusações com base 

em gravações do programa de rádio em que se discutiu a criação de aproximadamente 50 

grupos na rede Facebook que promovem ódio contra o Presidente Escalante e incitam a 

violência contra ele; também se baseou em gravações da emissora convidando os ouvintes a 

participarem do Facebookaço, e gravações da cobertura dos eventos de 3 e 10 de março de 

2008. 

 

33. Em 2 de julho de 2008, o Ministério Público indiciou William Garra por ter 

supostamente cometido em 3 de março de 2008 os delitos de instigação para delinquir, 

difamação e homicídio de dois civis e um elemento policial. 

 

As ações judiciais iniciadas pelas estações de rádio e o desenlace dos processos penais 

 

34. Em 10 de abril de 2008, Byron Dayle, representante legal da Radical Radio, 

apresentou petição perante o juiz competente solicitando que fosse declarada a nulidade da 

decisão administrativa que decretou o cancelamento da concessão outorgada à emissora. 

Em 15 de agosto de 2008, a demanda judicial foi admitida pelo Tribunal Administrativo 

que notificou a COFERETEL. Essa entidade respondeu à demanda dentro do prazo legal e 

solicitou provas. Desde 15 de janeiro de 2009 o processo administrativo contencioso está 

em fase probatória.  

 

35.  Em 30 de abril de 2008, Byron Dayle e Melanie Pereira apresentaram uma ação 

constitucional ante a Segunda Corte de Circuito de Cedulópolis alegando que o 

cancelamento da concessão outorgada à emissora Radical Radio vulnerava seu direito ao 

devido processo, àliberdade de expressão, opinião e empreendimento; assim como 

                                                 
3 Este delito está tipificado no Código Penal nos seguintes termos: “Quem incitar publicamente outro ou 

outros para que cometam um determinado delito ou gênero de delitos, ficará sujeito a prisão de três (3) meses 

a três (3) anos”. 
4 O delito de difamação está tipificado no Código Penal nos seguintes termos: “Quem, ao se comunicar com 

várias pessoas reunidas ou separadas, tiver imputado a algum indivíduo um ato determinado capaz de expô-lo 

ao desprezo ou ao ódio público ou ofensivo à sua honra ou reputação, será punido com prisão de três a dezoito 

meses. Se o delito for cometido em documento público ou com material escrito, desenhos divulgados ou 

expostos ao público, ou com outros meios de publicidade, a pena será de seis meses a vinte e quatro meses de 

prisão”. 



9 

 

vulnerava o direito à informação e à participação democrática da comunidade de 

Chirilagua. Em suas alegações afirmaram que a ação constitucional como mecanismo 

transitório era justificada já que a suspensão de suas transmissões tinha suprimido o debate 

democrático, podendo-se comprovar que os candidatos de oposição não contavam com a 

possibilidade de expressar suas ideias na disputa eleitoral presidencial
5
. Em 15 de maio de 

2008, a Segunda Corte de Circuito denegou a ação constitucional sob o argumento de que o 

cancelamento da licença foi realizado no cumprimento da lei e que a Corte não observava 

nenhuma violação evidente do devido processo. Os suplicantes recorreram da decisão. Em 

2 de junho de 2008, o Primeiro Tribunal de Recursos de Cedulópolis confirmou a decisão 

nos mesmos termos proferidos pelo a quo. Esta é a última instância em matéria de ação 

constitucional em Chirilagua. 

 

36.  Em 5 de maio de 2008, Francis Hoffman, em sua função de representante legal da 

Radio Su-Versión, apresentou uma ação constitucional contra a COFERETEL alegando 

que o fechamento da emissora e o confisco de seus equipamentos vulnerava os direitos à 

liberdade de expressão e informação, propriedade e devido processo administrativo, por 

violar a confiança legítima, tanto da pessoa jurídica da ACOSINTI como de seus afiliados 

considerados individualmente. Em 26 de maio de 2008, o Tribunal competente emitiu 

sentença de primeira instância denegando o pedido de ação constitucional impetrada após 

considerar que a atuação da administração esteve de acordo com os procedimentos 

estipulados pela Lei Orgânica de Telecomunicações. Em 30 de maio de 2008, o 

demandante recorreu da sentença perante o Tribunal de Recursos de Gorgia que, em 15 de 

junho de 2008, confirmou a sentença nos mesmos termos. 

 

 

37.  Em 14 de julho de 2008, o Ministério Público acusou formalmente Melanie Pereira 

Peroni, Byron Dayle e Francis Hoffman do delito de furto de bens do Estado perante o 

Primeiro Tribunal Penal de Delitos Federais. Em 8 de novembro de 2008, o Primeiro 

Tribunal condenou Melanie Pereira Peroni e Francis Hoffman a dois anos de prisão após 

terem sido considerados responsáveis por delito de furto de bens do Estado. Na mesma 

sentença o Tribunal anulou o processo contra Byron Dayle. A sentença estabelece que a 

pena de privação da liberdade pode ser comutada por multa equivalente 200.000 dólares a 

cargo da Federação (que correspondiam a 80 salários mínimos legais mensais do ano no 

país). Os condenados recorreram e a sentença foi mantida em sua totalidade pelo Tribunal 

Penal de Recursos em 25 de novembro de 2008. 

 

38.  Em 20 de julho de 2008, o Ministério Público acusou Melanie Pereira Peroni, Byron 

Dayle e Francis Hoffman perante o juiz de instrução de terem cometido os delitos de 

instigação à delinquência e difamação em detrimento do Presidente da República. Mediante 

decisão de 15 de setembro de 2008, o Terceiro Tribunal Penal de Delitos Federais declarou 

Melanie Pereira Peroni e Francis Hoffman responsáveis pelos delitos de instigação à 

delinquência e difamação, absolvendo Byron Dayle de ambas as acusações. A Sra. Pereira 

                                                 
5 Nos termos da jurisprudência constitucional de Chirilagua, a ação constitucional procede como mecanismo 

transitório em processos dessa natureza devido a que uma ação ante o contencioso administrativo pode se 

prolongar por um espaço de aproximadamente cinco anos. A jurisprudência exige que nesses casos a ação 

constitucional seja exercida em nome do meio de comunicação através de seu representante legal. 



10 

 

Peroni e o Sr. Hoffman foram condenados a seis meses de prisão. Esta pena podia ser 

comutada mediante pagamento de multa equivalente a USD 15.000. Hoffman e Pereira 

recorreram da decisão que foi mantida pelo Tribunal de Recursos pertinente em primeiro de 

outubro de 2008. 

 

39.  Em 25 de julho de 2008, o Ministério Público acusou formalmente William Garra 

de cometer delitos de instigação para delinquir, difamação e homicídio. Em 23 de 

novembro de 2008, o Terceiro Tribunal Criminal de Delitos Federais condenou William 

Garra a 12 anos de prisão por sua responsabilidade nos delitos de instigação para delinquir, 

difamação e homicídio. Os advogados do réu recorreram da sentença dentro do prazo legal. 

O Tribunal Federal de Recursos confirmou a condenação mediante sentença de 1 de 

dezembro de 2008. 

 

O processo perante o Sistema Interamericano 

 

40. Em 2 de dezembro de 2008, a Federação Interamericana de Mídia para a 

Democracia apresentou uma petição à Comissão Interamericana de Direitos Humanos 

(CIDH), alegando suposta violação dos direitos estipulados nos artigos 7, 8, 13, 21, 24 e 25 

– todos relativos à obrigação de respeito e garantia do artigo 1.1 da Convenção Americana 

sobre Direitos Humanos, em detrimento da Radical Radio e Radio Su-Versión, bem como 

da Sra. Melanie Pereira Peroni e dos Senhores Francis Hoffman, William Garra e da 

população de Chirilagua em seu conjunto. 

 

41. Em 15 de dezembro de 2008, a Comissão procedeu à tramitação da petição e 

transmitiu ao Estado as comunicações pertinentes, dando-lhe dois meses para apresentar 

sua resposta. Em sua resposta datada de 15 de janeiro de 2008, Chirilagua afirmou que não 

haviam sido caracterizadas violações de direitos humanos, tendo em vista que as ações 

judiciais e administrativas se ativeram totalmente às normas em vigor. Em segundo lugar, o 

Estado alegou que pessoas jurídicas não podiam recorrer ao Sistema Interamericano e que, 

portanto, a petição deveria ser declarada inadmissível. Em terceiro lugar, o Estado 

acrescentou que estava pendente na jurisdição interna uma ação perante o contencioso 

administrativo. Em quarto lugar, o Estado manifestou ter sido aprovada uma nova Lei 

Orgânica de Comunicações pela qual, entre outros aspectos, foi regulada a concessão de 

licenças de maneira tripartite assegurando-se espaços equitativos para estações comerciais, 

comunitárias e institucionais. Acrescentou que a partir de janeiro de 2009 seria aberta uma 

licitação para a outorga de licenças podendo concorrer todas as pessoas interessadas. 

 

42.  A CIDH decidiu emitir um relatório em conformidade com o artigo 37.3 de seu 

regulamento mediante o qual declarou o caso admissível e observou violações dos artigos 

8, 13 e 25 da Convenção Americana – todos relativos ao artigo 1.1 do mesmo instrumento 

em detrimento de Melanie Pereira Peroni, Byron Dayle, Francis Hoffman e William Garra. 

 

43. Uma vez cumprido o prazo e os requisitos estabelecidos na Convenção Americana e 

no Regulamento da Comissão e levando em conta que o Estado de Chirilagua não adotou 

nenhuma ação com vistas a dar cumprimento às recomendações da Comissão, o caso foi 

submetido à jurisdição da Corte Interamericana de Direitos Humanos em 25 de dezembro 



11 

 

de 2009, alegando-se violações dos mesmos artigos indicados no relatório de mérito da 

CIDH. 

 

44.  Por sua parte, os representantes das vítimas apresentaram à Corte seu memorial de 

pedidos, argumentos e provas no qual, com base nos fatos relatados pela CIDH em sua 

demanda, reiteraram que as emissoras Radical Radio e Radio Su-Versión devem ser 

consideradas supostas vítimas no caso que se encontra perante a Corte. 


